02 DE DEZEMBRO – 14h30- 18h Apresentação Oral
ID | AUTOR(ES) | TITULO |
4103 | Jaqueline Machado Vieira
Cláudio Benito Oliveira Ferraz |
A LINGUAGEM PEDAGÓGICA PARA DVs: UMA CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS “OLHARES” DOS NÃO VIDENTES |
4073 | Wenceslao Machado de Oliveira Junior | OUTROS ESPAÇOS NO CINEMA CONTEMPORÂNEIO: CAMPO DE EXPERIMENTAÇÕES ESCOLARES? |
4069 | Giovana Scareli
Sabrina da Silva Gava |
VIDAS SECAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA, DO CINEMA E DA FOTOGRAFIA PARA PENSAR O SERTÃO |
4102 | Lara D’Assunção dos Santos | A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA REFLEXÃO ACERCA DE GÊNESIS, DE SEBASTIÃO SALGADO |
4080 | Gomez Sandra | OTRAS ESPACIALIDADES DE LA CUESTIÓN AMBIENTAL EN LA GEOGRAFIA ESCOLAR |
4111 | Bianchi Agostini Gobbo
Cláudio Benito Oliveira Ferraz |
DOBRAS DO ESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE ARTE, IMAGENS E SONS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
3843
|
Carina Merheb de Azevedo Souza | DICOTOMIA RURAL/URBANA EM AMBIENTE ESCOLAR: COMBATES ATRAVÉS DE IMAGENS DESESTABILIZADORAS |
4112 | Danilo Stank Ribeiro
Karen Christine Rechia
|
DAS MANEIRAS E DAS FORMAS DE DIZER DE/SOBRE UMA OFICINA: O TRABALHO COM OS MAPAS SENSACIONAIS |
4095 | Michele Martinenghi Sidronio de Freitas | (ART) COL(AÇÕES): DES(A)FIANDO NÓS E PONTOS FECHADOS |
4088 | Cassio Expedito Galdino Pereira
Jörn Seemann
|
PROVOCAR REFLEXÕES GEOGRÁFICAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM BARBALHA (CEARÁ/BRASIL) |
03 DE DEZEMBRO – 14h- 18h Apresentação Oral
ID | AUTOR(ES) | TITULO |
4067 | Olbia Cristina Ribeiro
Wesley Alves Vieira
|
AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA VIAGEM GEOGRÁFICA ATRAVÉS DAS ARTES DE CÂNDIDO PORTINARI E JOÃO CABRAL DE MELO NETO |
4075 | Cristiano Barbosa | DOCUMENTARISTA-CARTÓGRAFO: FILMAR O QUE SE PROCURA, NÃO O QUE SE SABE |
4076 | Eduardo de Oliveira Belleza | NÃO QUERO SABER COMO A ESCOLA É, MAS COMO ELA ESTÁ. TRAJETÓRIAS DO VIDEO-DOCUMENTÁRIO EM UM PROCESSO DE PESQUISA-INTERVENÇÃO |
4094 | Jucimara Pagnozi Voltareli | A GEOGRAFIA E O CINMA EM HARD DAY´S NIGHT: POSSIBILITANDO NOVOS ESPAÇOS |
4093 | Lívia Dias de Azevedo
|
ENTRE OS OLHOS, O DESERTO DE MIGUEL RIO BRANCO: CONEXÕES ENTRE ESPAÇO E TEMPO |
4064 |
Laio Guimarães Freitas
Flaviana Gasparotti Nunes |
CONSTRUINDO UMA CARTOGRAFIA SONORA DA PORÇÃO NORDESTE DA CIDADE DE DOURADOS (MS): MAPAS COTIDIANOS |
4078 | Soler Gonzalez
Andreia Teixeira Ramos |
“NARRADORES DA MARÉ” EM GEOGRAFIAS MENORES COM O POTENCIAL AMBIENTAL NOS USOS DE IMAGENS E CINEMA NA PESQUISA, NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA FORMAÇÃO DE EDUCARES/AS |
4084 | Alexandre Gasparotti Nunes | PRÁTICA EDUCATIVAS DE CARTOGRAFIA COM SMARTPHONES: DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO À MÁQUINA AUTOPOIÉTICA |
4109 | Luiz G. Augsburger
Ana Maria Hoepers Preve |
GEOSDEEXP.WORDPRESS.COM: O PROCESSO DE PESQUISA E CRIAÇÃO DE UMBLOG COMO OFICINA |
4114 | Carolina Datria Schulze
Ana Maria Hoepers Preve
|
MAPAS DE MORADAS INVISÍVEIS: PROCESSOS E COMPOSIÇÕES DE UMA CARTOGRAFIA ANDARILHA |
04 DE DEZEMBRO – 9h30- 12h30 Apresentação Oral
ID | AUTOR(ES) | TITULO | ||
4100 |
Camila Verena Fernandes Barbosa |
OUTRAS TOPOGRAFIAS: UM (PEQUENO)ATLAS COM ALGUMAS IMPRESSÕES | ||
4064 | Juliana Soares Bom-Tempo
|
CORPOS UTÓPICOS E EDUCAÇÃO: POR UMA HETEROTOPIAS DAS IMAGENS | ||
4105 | Ingrid Rodrigues Gonçalves
Valéria Cazetta
|
DUAS MIRADAS: O NAVEGANTE E O CONDUTOR DO NAVIO. REFLEXÕES SOBRE O WEBSITE DA REDE INTERNACIONAL DE PESQUISADORES IMAGENS, GEOGRAFIAS E EDUCAÇÃO | ||
4081 | Patrícia Silva Leal Coelho
Louriene Gonçalves dos Santos |
O COTIDIANO DAS NOVAS TECOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERCEPÇÃO? CONSTRUÇÃO DE IMAGENS ALIADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA | ||
4098 | Maria Clarisse de Souza Clementino
Beatriz Alves Leite Cassio Expedito Galdino Pereira Glauco Vieira Fernandes |
CARTOGRAFIA DA INFÂNCIA: CRIANÇAS PRODUZINDO MAPAS DO MUNICÍPIO DO CRATO (CEARÁ/BRASIL) E O ENSINO DE GEOGRAFIA | ||
4089 | Pedro Silva Goldring Soares
Gisele Girardi |
CONSTRUÇÃO DE UM PROBLEMA DE PESQUISA SOBRE O MAPEAMENTO COMO DISPOSITIVO | ||
4065 | Klênio Antônio Sousa
Silvia Maria Cintra da Silva
|
O CINEMA VAI AO PRESÍDIO: ENTRE SALAS, CELAS E CENAS, A IMAGEM NA PEQUISA | ||
4090 | Camila Araujo Gomes Medeiros
Valéria Cazetta |
CONCEPÇÕES DE NORDESTE: DESENHOS E SUBJETIVIDADES MAQUÍNICAS |
INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES ORAIS OU PERFORMÁTICAS
1) Cada trabalho terá até 15 minutos para ser apresentado. Serão disponibilizados recursos de data show. Caso seja necessário outro equipamento, favor comunicar à comissão organizadora para verificação da possibilidade de atendimento.
04 DE DEZEMBRO – 14h30- 18h Apresentação Painel
ID | AUTOR(ES) | TITULO |
3853 | Igor Carlos Feitosa Alencar | PATATIVA DO ASSARÉ: A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR ATRAVÉS DAS POESIAS E INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS |
3948 | Clézio dos Santos | O DESENHO DO URBANO E DO RURAL FEITO POR CRIANÇAS NA BAIXADA FLUMINENSE |
4016 | Alexandre Bergamin Vieira
Odolina L.F Araújo |
GEO(GRAFIAS) PICTÓRICAS |
4074 | Vivian Marina Redi Pontin | PAISAGEM RASURADA |
4087 | Fander de Oliveira Silva
Antonio Carlos Freire Sampaio |
O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR MUNICIPAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA |
4082 | Lilian Carla Moreira Bento | O USO DA FOTOGRAFIA – DO CAMPO PARA A SALA DE AULA |
4097 | Silvana De Abreu
Laís Rondis Nunes Paniagua Lucas Frederico Ortiz Abreu |
ENTRE LINGUAGENS: A DESIGUALDADE SOCIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA. UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PIBID DE GEOGRAFIA/UFGD |
3902 | Cesar Augusto Kundlatsch
Jasmine Cardozo Moreira |
TURISMO E INTERPRETAÇÃO EM ÁREAS NATURAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
4108 | Daniel Araújo de Freitas
Vanessa Reis Narciso Silvana de Abreu |
“RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PBID DE GOEGRAFIA DA UFGD. AS DESIGUALDADES SOCIAIS POR MEIO DE IMAGENS”
|
4106 | Gilson Inês de Souza
Fernanda Santos Pena |
O ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DE IMAGENS NO CURSINHO ALTERNATIVO PARA ALUNOS SURDOS- CAS |
3612 | Daniel Féo Castro de Araújo | METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: O USO DO CINEMA EM SALA DE AULA |
3940 | Jacks Richard de Paulo
Roseli Pacheco Schnetzler |
(RE)SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PARCERIA COLABORATIVA COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
4072 | Pollyany Pereira Martins | QUAL A GEOGRAFIA QUE SE VÊ? A IMAGEM COMO MARCO REPRESENTATIVO NO ESTUDO SOBRE A CIDADE |
4079 | Ailclécia Fernandes Silva
|
UMA APROXIMAÇÃO ENTRE LINGUAGENS: A GEOGRAFIA E IMAGENS FOTOGRÁFICAS |
4092 | Wagner Souza Goulart
|
DISCURSOS SOBRE GEOGRAFIAS: POSSIBILIDADES DE NOVOS OLHARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA UTILIZANDO O VIDEO CLIPE |
INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES EM PÔSTERES
1) Os pôsteres deverão ser expostos a partir do dia 02 de dezembro e deverão ser retirados no dia 05 de dezembro. Ficarão em exposição permanente em espaço de circulação dos participantes do evento. Recomenda-se utilizar o formato-padrão de pôster (90 cm de largura por 120 cm de altura), ser sintético nos textos e apresentar imagens com boa resolução.