PROGRAMAÇÃO Apresentação de trabalhos

02 DE DEZEMBRO – 14h30- 18h Apresentação Oral

ID AUTOR(ES) TITULO
4103 Jaqueline Machado Vieira

Cláudio Benito Oliveira Ferraz

A LINGUAGEM PEDAGÓGICA PARA DVs: UMA CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS “OLHARES” DOS NÃO VIDENTES
4073 Wenceslao Machado de Oliveira Junior OUTROS ESPAÇOS NO CINEMA CONTEMPORÂNEIO: CAMPO DE EXPERIMENTAÇÕES ESCOLARES?
4069 Giovana Scareli

Sabrina da Silva Gava

VIDAS SECAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA, DO CINEMA E DA FOTOGRAFIA PARA PENSAR O SERTÃO
4102 Lara D’Assunção dos Santos A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA REFLEXÃO ACERCA DE GÊNESIS, DE SEBASTIÃO SALGADO
4080 Gomez Sandra OTRAS ESPACIALIDADES DE LA CUESTIÓN AMBIENTAL EN LA GEOGRAFIA ESCOLAR
4111 Bianchi Agostini Gobbo

Cláudio Benito Oliveira Ferraz

DOBRAS DO ESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE ARTE, IMAGENS E SONS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
3843

 

Carina Merheb de Azevedo Souza DICOTOMIA RURAL/URBANA EM AMBIENTE ESCOLAR: COMBATES ATRAVÉS DE IMAGENS DESESTABILIZADORAS
4112 Danilo Stank Ribeiro

Karen Christine Rechia

 

DAS MANEIRAS E DAS FORMAS DE DIZER DE/SOBRE UMA OFICINA: O TRABALHO COM OS MAPAS SENSACIONAIS
4095  Michele Martinenghi Sidronio de Freitas  (ART) COL(AÇÕES): DES(A)FIANDO NÓS E PONTOS FECHADOS
4088 Cassio Expedito Galdino Pereira

Jörn Seemann

 

PROVOCAR REFLEXÕES GEOGRÁFICAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM BARBALHA (CEARÁ/BRASIL)

03 DE DEZEMBRO – 14h- 18h Apresentação Oral

ID AUTOR(ES) TITULO
4067 Olbia Cristina Ribeiro

Wesley Alves Vieira

 

AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA VIAGEM GEOGRÁFICA ATRAVÉS DAS ARTES DE CÂNDIDO PORTINARI E JOÃO CABRAL DE MELO NETO
4075 Cristiano Barbosa DOCUMENTARISTA-CARTÓGRAFO: FILMAR O QUE SE PROCURA, NÃO O QUE SE SABE
4076 Eduardo de Oliveira Belleza NÃO QUERO SABER COMO A ESCOLA É, MAS COMO ELA ESTÁ. TRAJETÓRIAS DO VIDEO-DOCUMENTÁRIO EM UM PROCESSO DE PESQUISA-INTERVENÇÃO
4094 Jucimara Pagnozi Voltareli A GEOGRAFIA E O CINMA EM HARD DAY´S NIGHT: POSSIBILITANDO NOVOS ESPAÇOS
4093 Lívia Dias de Azevedo

 

ENTRE OS OLHOS, O DESERTO DE MIGUEL RIO BRANCO: CONEXÕES ENTRE ESPAÇO E TEMPO
 

4064

Laio Guimarães Freitas

Flaviana Gasparotti Nunes

CONSTRUINDO UMA CARTOGRAFIA SONORA DA PORÇÃO NORDESTE DA CIDADE DE DOURADOS (MS): MAPAS COTIDIANOS
4078 Soler Gonzalez

Andreia Teixeira Ramos

“NARRADORES DA MARÉ” EM GEOGRAFIAS MENORES COM O POTENCIAL AMBIENTAL NOS USOS DE IMAGENS E CINEMA NA PESQUISA, NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA FORMAÇÃO DE EDUCARES/AS
4084 Alexandre Gasparotti Nunes PRÁTICA EDUCATIVAS DE CARTOGRAFIA COM SMARTPHONES: DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO À MÁQUINA AUTOPOIÉTICA
4109 Luiz G. Augsburger

Ana Maria Hoepers Preve

GEOSDEEXP.WORDPRESS.COM: O PROCESSO DE PESQUISA E CRIAÇÃO DE UMBLOG COMO OFICINA
4114 Carolina Datria Schulze

Ana Maria Hoepers   Preve

 

MAPAS DE MORADAS INVISÍVEIS: PROCESSOS E COMPOSIÇÕES DE UMA CARTOGRAFIA ANDARILHA

04 DE DEZEMBRO – 9h30- 12h30 Apresentação Oral

ID AUTOR(ES) TITULO
4100

Camila Verena Fernandes Barbosa

OUTRAS TOPOGRAFIAS: UM (PEQUENO)ATLAS COM ALGUMAS IMPRESSÕES
4064 Juliana Soares Bom-Tempo

 

CORPOS UTÓPICOS E EDUCAÇÃO: POR UMA HETEROTOPIAS DAS IMAGENS
4105 Ingrid Rodrigues Gonçalves

Valéria Cazetta

 

DUAS MIRADAS: O NAVEGANTE E O CONDUTOR DO NAVIO. REFLEXÕES SOBRE O WEBSITE DA REDE INTERNACIONAL DE PESQUISADORES IMAGENS, GEOGRAFIAS E EDUCAÇÃO
4081 Patrícia Silva Leal Coelho

Louriene Gonçalves dos Santos

O COTIDIANO DAS NOVAS TECOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERCEPÇÃO? CONSTRUÇÃO DE IMAGENS ALIADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
4098 Maria Clarisse de Souza Clementino

Beatriz Alves Leite

Cassio Expedito Galdino Pereira

Glauco Vieira Fernandes

CARTOGRAFIA DA INFÂNCIA: CRIANÇAS PRODUZINDO MAPAS DO MUNICÍPIO DO CRATO (CEARÁ/BRASIL) E O ENSINO DE GEOGRAFIA
4089 Pedro Silva Goldring Soares

Gisele Girardi

CONSTRUÇÃO DE UM PROBLEMA DE PESQUISA SOBRE O MAPEAMENTO COMO DISPOSITIVO
4065 Klênio Antônio Sousa

Silvia Maria Cintra da Silva

 

O CINEMA VAI AO PRESÍDIO: ENTRE SALAS, CELAS E CENAS, A IMAGEM NA PEQUISA
4090 Camila Araujo Gomes Medeiros

Valéria Cazetta

CONCEPÇÕES DE NORDESTE: DESENHOS E SUBJETIVIDADES MAQUÍNICAS

INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES ORAIS OU PERFORMÁTICAS

1) Cada trabalho terá até 15 minutos para ser apresentado. Serão disponibilizados recursos de data show. Caso seja necessário outro equipamento, favor comunicar à comissão organizadora para verificação da possibilidade de atendimento.

04 DE DEZEMBRO – 14h30- 18h Apresentação Painel

ID AUTOR(ES) TITULO
3853 Igor Carlos Feitosa Alencar PATATIVA DO ASSARÉ: A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR ATRAVÉS DAS POESIAS E INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS
3948 Clézio dos Santos O DESENHO DO URBANO E DO RURAL FEITO POR CRIANÇAS NA BAIXADA FLUMINENSE
4016 Alexandre Bergamin Vieira

Odolina L.F Araújo

GEO(GRAFIAS) PICTÓRICAS
4074 Vivian Marina Redi Pontin PAISAGEM RASURADA
4087 Fander de Oliveira Silva

Antonio Carlos Freire Sampaio

O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR MUNICIPAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA
4082 Lilian Carla Moreira Bento O USO DA FOTOGRAFIA – DO CAMPO PARA A SALA DE AULA
4097 Silvana De Abreu

Laís Rondis Nunes Paniagua

Lucas Frederico Ortiz Abreu

ENTRE LINGUAGENS: A DESIGUALDADE SOCIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA. UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PIBID DE GEOGRAFIA/UFGD
3902 Cesar Augusto Kundlatsch

Jasmine Cardozo Moreira

TURISMO E INTERPRETAÇÃO EM ÁREAS NATURAIS: UMA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

4108 Daniel Araújo de Freitas

Vanessa Reis Narciso

Silvana de Abreu

“RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PBID DE GOEGRAFIA DA UFGD. AS DESIGUALDADES SOCIAIS POR MEIO DE IMAGENS”

 

4106 Gilson Inês de Souza

Fernanda Santos Pena

O ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DE IMAGENS NO CURSINHO ALTERNATIVO PARA ALUNOS SURDOS- CAS
3612 Daniel Féo Castro de Araújo METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: O USO DO CINEMA EM SALA DE AULA
3940 Jacks Richard de Paulo

Roseli Pacheco Schnetzler

(RE)SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PARCERIA COLABORATIVA COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
4072 Pollyany Pereira Martins QUAL A GEOGRAFIA QUE SE VÊ? A IMAGEM COMO MARCO REPRESENTATIVO NO ESTUDO SOBRE A CIDADE
4079 Ailclécia Fernandes Silva

 

UMA APROXIMAÇÃO ENTRE LINGUAGENS: A GEOGRAFIA E IMAGENS FOTOGRÁFICAS 
4092 Wagner Souza Goulart

 

DISCURSOS SOBRE GEOGRAFIAS: POSSIBILIDADES DE  NOVOS OLHARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA UTILIZANDO O VIDEO CLIPE

INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES EM PÔSTERES

1)      Os pôsteres deverão ser expostos a partir do dia 02 de dezembro e  deverão ser retirados no dia 05 de dezembro. Ficarão em exposição permanente em espaço de circulação dos participantes do evento.  Recomenda-se utilizar o formato-padrão de pôster (90 cm de largura por 120 cm de altura), ser sintético nos textos e apresentar imagens com boa resolução.